Como fazer uma gestão de compras mais eficiente
02 de Novembro, 2021
Os bons resultados de uma empresa não acontecem por acaso! É necessário um trabalho conjunto de vários departamentos da organização, quer seja na gestão financeira, na gestão de recursos humanos ou até mesmo na gestão de compras.
Na verdade, o processo de compra é responsável por uma parte importante da margem de lucro e deve ser visto como uma área estruturante da empresa.
Com o aumento da competitividade dos mercados, torna-se cada mais importante assegurar a compra de materiais de qualidade ao preço mais baixo possível.
Atualmente existem no mercado várias soluções tecnológicas capazes de agilizar os processos de aprovisionamento de stocks, assegurando a constante disponibilidade de produtos e matérias-primas, mantendo um equilíbrio do stock, de forma a evitar o armazenamento de quantidades excessivas e o gasto de dinheiro desnecessário. Para além disso estas soluções também auxiliam no processo de seleção de fornecedores por encomenda, na receção de mercadorias e na emissão de documentos de compra e transporte.
Vantagens de usar um sistema na gestão de compras:
• Controlo de transações – Registo de todas as compras, permitindo a consulta do histórico de preços, calcular a sazonalidade das aquisições e consultar os índices de qualidade do fornecedor.
• Verificação de pedidos – Receção de mercadoria, confirmação do material recebido e avaliação dos padrões de qualidade e prazos de entrega.
• Padronização de processos – Registo de dados de fornecedores para simplificar o processo de compra, otimizar o tempo de encomenda e entrega e diminuição de custos.
Otimize o departamento de logística da sua empresa, com a solução de automatização da gestão de compras Cloud ERP.
Tópicos mencionados neste artigo
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Gestão de Compras
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Cloud ERP
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Logística e distribuição – Os benefícios da digitalização
19 de Julho, 2021
A logística e distribuição foram dos setores de atividade que sentiram maior impacto durante a pandemia. Os vários períodos de confinamento e a mudança dos hábitos de consumo, transformaram este setor, numa atividade estratégica e de primeira necessidade.
Num curto espaço de tempo, regista-se uma transição abrupta de um modelo de consumidor presencial, para outro quase inteiramente online, mantendo as condições habituais de atendimento e a viabilidade económica. -
Novas regras do IVA do e-commerce
21 de Junho, 2021
A partir de 1 de julho de 2021, entram em vigor as novas regras do IVA europeu, em Portugal.
Esta nova medida é destinada especificamente à atividade de comércio eletrónico e visa simplificar os procedimentos comerciais, reduzindo os encargos administrativos e diminuindo a diferença entre o IVA esperado e o cobrado nos países membros da União Europeia.
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Faturas com QR Code – Transformação digital na faturação
03 de Fevereiro, 2021
Desde janeiro de 2021, que todas as faturas passaram a ter um QR Code para facilitar a dedução de despesas no IRS.
A implementação da medida apresentada no Decreto-Lei n.º 28/2019, visa simplificar a comunicação ao fisco. Desde o início de 2021, que os consumidores podem introduzir as despesas no programa e-Fatura, através da leitura do QR Code na fatura, mesmo nas situações em que se tenha esquecido de colocar o NIF. Esta medida pretende ser determinante para o fim das faturas em papel e o respetivo registo automático na plataforma online.