Como fazer uma gestão de compras mais eficiente

02 de Novembro, 2021

Os bons resultados de uma empresa não acontecem por acaso! É necessário um trabalho conjunto de vários departamentos da organização, quer seja na gestão financeira, na gestão de recursos humanos ou até mesmo na gestão de compras.

Na verdade, o processo de compra é responsável por uma parte importante da margem de lucro e deve ser visto como uma área estruturante da empresa.

Com o aumento da competitividade dos mercados, torna-se cada mais importante assegurar a compra de materiais de qualidade ao preço mais baixo possível.

Atualmente existem no mercado várias soluções tecnológicas capazes de agilizar os processos de aprovisionamento de stocks, assegurando a constante disponibilidade de produtos e matérias-primas, mantendo um equilíbrio do stock, de forma a evitar o armazenamento de quantidades excessivas e o gasto de dinheiro desnecessário. Para além disso estas soluções também auxiliam no processo de seleção de fornecedores por encomenda, na receção de mercadorias e na emissão de documentos de compra e transporte.


Vantagens de usar um sistema na gestão de compras:

• Controlo de transações – Registo de todas as compras, permitindo a consulta do histórico de preços, calcular a sazonalidade das aquisições e consultar os índices de qualidade do fornecedor.
• Verificação de pedidos – Receção de mercadoria, confirmação do material recebido e avaliação dos padrões de qualidade e prazos de entrega.
• Padronização de processos – Registo de dados de fornecedores para simplificar o processo de compra, otimizar o tempo de encomenda e entrega e diminuição de custos.

Otimize o departamento de logística da sua empresa, com a solução de automatização da gestão de compras Cloud ERP.

Tópicos mencionados neste artigo

  • Gestão de Compras

  • Otimização

  • Cloud ERP

A Carregar Informação