ATCUD - O que é? O que é necessário fazer?

21 de Novembro, 2022

O que é a ATCUD?

O ATCUD é um código único de documentos fiscais obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2023.
Implementada pela portaria nº 195/2020, que visa regulamentar a criação de códigos QR Code e do ATCUD nas faturas, previstos no Decreto-Lei nº 28/2019.
O QR Code (já implementado desde janeiro de 2022) juntamente com o ATCUD permite a identificação e comunicação de faturas (no portal e-Fatura) sem NIF, de forma mais fácil, dado que o ATCUD identifica cada documento fiscal emitido.

  

O que é necessário fazer?

Basta ir ao portal da AT, pesquise por “Gestão de Utilizadores”, na aba de “Serviços”, aceda a “Gestão de utilizadores”.
Caso já tenha um utilizador definido (ex.: para a comunicação de documentos de transporte) pode alterar os dados desse utilizador, selecionando a opção “WSE - Comunicação e Gestão de Séries por webservice”.
Caso não tenha nenhum utilizador criado, terá de criar um novo utilizador, definir o sub-utilizador e a senha.

No Cloud ERP

No separador “Faturação >> Assistentes” pode aceder ao assistente de diários e ao assistente de sequências, onde encontrará toda a informação passo a passo para a criação e fecho de diários e sequências.
Caso o utilizador do Portal da AT seja um novo utilizador ou tenha alterado a senha de utilizador, deverá registar essa alteração no separador “Faturação >> Assistentes >> Configuração”.

Tópicos mencionados neste artigo

  • Faturação

  • Legislação

  • ATCUD

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