Como fazer uma gestão de stocks eficiente

07 de Dezembro, 2021

Quem faz a gestão de stocks de uma organização sabe que é essencial estabelecer um equilíbrio entre o stock disponível para responder rapidamente às necessidades dos seus clientes e evitar o excesso de mercadoria armazenada.

Para conseguir este equilíbrio de modo mais eficiente, muitas empresas já adotaram um software de gestão que permita ter um controlo em tempo real da mercadoria disponível, facilitando os processos administrativos e minimizando os erros operacionais. O tempo de disponibilização de um produto desde que é encomendado até que chega ao consumidor final tem um peso cada vez maior na decisão e fidelização dos clientes.

Quando há uma decisão de compra, a expetativa do cliente é receber o artigo o mais rápido possível. Quando isso não acontece a empresa corre o risco de perder vendas.

Gestão de armazéns

Atualmente existem no mercado múltiplas ferramentas de gestão de armazéns, que permitem gerir todas as fases dos seus produtos nos seus armazéns, desde as entradas e saídas previstas e efetivas, à organização dentro de cada armazém, às movimentações internas e entre armazéns, à preparação para expedição e todos os documentos necessários ao controlo de cada uma das fases.

Para uma abordagem mais abrangente, a solução de gestão integra-se com o ERP e, para além do armazém, passa a partilhar a informação em tempo real com os restantes departamentos da organização, facilitando as tarefas administrativas e o controlo financeiro da empresa.

Quais os benefícios de um software de gestão para a sua empresa?

• Mais rentabilidade – evita perdas avultadas com excesso de stock, nomeadamente no caso de produtos perecíveis, por exemplo. Com um sistema de gestão de stocks pode monitorizar a saída e rotatividade dos produtos em armazém para que sejam vendidos antes que se tornem "stock morto". Quantos mais produtos movimentar, maiores serão as receitas e menores as perdas do negócio.
• Melhor rastreio do percurso dos produtos – um sistema de gestão de stocks permite efetuar o rastreio da mercadoria desde o momento em que deu entrada em armazém, até ao momento da distribuição. Esta rastreabilidade é extremamente útil para detetar a origem de não conformidades, sendo mais fácil recolher artigos que não cumprem as normas de qualidade e identificar a origem do problema.
• Partilha de informação em tempo real - a informação de stock é atualizada para todos os departamentos (compras, vendas e contabilidade) de forma integrada e em tempo real. Desta forma é possível ter uma perspetiva ampla e um controlo eficaz do seu negócio, com ganhos de tempo e de produtividade.
• Entregas sem falhas – conseguir cumprir o prazo de entrega é sem dúvida dos maiores benefícios desta solução. Para que isso aconteça é essencial que nada falhe desde a receção à expedição da encomenda, garantindo um controlo completo do que sai efetivamente do armazém.

O que deve considerar no momento de escolher a solução de gestão de stocks?

Tenha em mente que uma gestão de stocks ágil contribui para a satisfação e fidelização dos clientes. Quanto mais rápida for a resposta da empresa, maior será o nível de satisfação do cliente.

No momento de decidir, é importante que opte por um software de gestão ajustado às necessidades específicas do negócio e que seja escalável, de modo a acompanhar o crescimento da empresa. Conheça a flexibilidade da solução Cloud ERP e implemente uma solução de gestão de stocks à medida do seu negócio.

Tópicos mencionados neste artigo

  • Gestão de stocks

  • Gestão de armazéns

  • Eficiência

  • Transformação digital

  • Software de gestão

  • Cloud ERP

A Carregar Informação