Saiba fidelizar clientes e aumentar vendas através do e-mail e de um plano de comunicação

13 de Outubro, 2021

Numa era em que as empresas estão cada vez mais competitivas, é essencial comunicar e criar uma relação genuína com os clientes.

Com a transformação digital dos negócios, o acesso a ferramentas de comunicação aumentou exponencialmente e cada vez mais empresas chegam diariamente aos clientes, através de SMS, redes sociais, e-mails, artigos de blogs, chats online e chamadas telefónicas.

Por outro lado, o volume de informação que é enviada é tão elevado, que os consumidores começaram a fazer uma seleção natural do conteúdo que pretendem receber e dar atenção. Por esse motivo é determinante que se crie um plano estratégico de comunicação com o objetivo de fidelizar e despertar o interesse do cliente.

O que deve ter em conta na definição do plano de comunicação:

• Canais de comunicação a utilizar - e-mail, SMS, redes sociais, blog, chats, telefone
• Definição do objetivo que se pretende atingir com o contacto – desenvolvimento de campanhas que visam a retenção de clientes, vendas, informação de produtos
• Que tipo de informação será disponibilizada por cada canal de comunicação - produtos, serviços, informação de empresa, informação do setor de mercado
• Quando e qual a periodicidade para comunicar com o cliente - definir um padrão (dias e horas) para o envio da informação
• Segmentar a lista de clientes pelos canais de contacto preferenciais - criar diferentes listas consoante as características e interesses dos clientes
• Definir metodologia de recolha do feedback do cliente sobre as ações de contacto - definir a estrutura dos formulários de recolha de dados e informação, bem como a forma de contactar o cliente para receber esses dados

Acima de tudo, é importante definir uma estratégia de comunicação que cative a atenção das pessoas e que apele à interação com os conteúdos da organização.

Quanto mais personalizada é a mensagem enviada, maior é a probabilidade de sucesso. Todos os clientes gostam de sentir que as empresas lhes dão atenção e se preocupam com as necessidades deles.

Por fim, é importante não esquecer que a escolha das ferramentas de marketing é igualmente relevante.

O Cloud ERP oferece-lhe a melhor solução para a organização, segmentação e implementação das campanhas de marketing. A base de dados de clientes está integrada com a plataforma de envio de emails e SMS, tornando-se uma tarefa simples e prática.

Fale connosco e comece já a implementar o plano de comunicação da sua empresa!

Tópicos mencionados neste artigo

  • Fidelização Clientes

  • Plano de Comunicação

  • Estratégia

  • Canais de comunicação

  • Segmentação

  • Campanhas de Marketing

  • Cloud ERP

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